sábado, 15 de novembro de 2014

Desenhando Elvis Presley - Passo 03


Do preto absoluto ao tom mais claro, vamos testando nossa capacidade ainda mais. 
A textura dos cabelos está sendo o meu maior desafio, por causa da luz  contrastando com a sombra, os fios muito bem penteados... vamos lembrar que na época do Elvis Presley, ele e muitos outros rapazes usavam brilhantina. É tipo o gel que se usa hoje, claro que muito mais evoluído! Então, este desafio está muito gostoso, pois adoro me testar.

Observem que na área dos olhos já corrigi a diferença de tons e a cada passo, vamos tentando nos aproximar mais do original. 
Para quem adora desenho realístico fica aí a dica, a graduação das texturas, isto é, o sombreamento adequado a cada região do desenho deve ser o máximo possível fiel ao que se copia e lembrando que este trabalho é o de levar para o lápis de grafite a realidade da fotografia, buscando ser o mais fiel possível, respeitando as dimensões e as texturas.

Amigos, eu sempre digo que a borracha é para mim uma ferramenta para dar efeito de luz e não um corretivo, a borracha estraga a superfície delicada do papel, por isso é sempre bom lembrar que durante o aprendizado o aluno deve prestar atenção e a cada desenho realizado usar o mínimo possível a borracha (apenas para dar efeitos como já disse alhures).
A diferença na fotografia fica por conta da minha máquina fotográfica, que capta a luz do dia ou a luz artificial (elétrica) de formas diferentes e por ser digital ela às vezes, dá certas colorações (sépia) na imagem digitalizada. Neste caso eu sempre cuido das fotos dos meus desenhos no Photoshop para corrigir essas distorções e por isso vemos tantos tons num mesmo trabalho, ok?

Abraços e sucesso para todos os artistas com seus desenhos!

Letícia Gonçalves.

2 comentários:

  1. Boa noite gata! seus desenhos são muito bons estou acompanhado e é incrível o que vc consegue com o lápis. além de ser muito gata...

    ResponderExcluir