sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Profissionalismo X Amadorismo.



Profissionalismo é algo fundamental para que se mantenha o bom nível na sua empresa e os clientes. Não os melhores e os que pagam mais  e em dia, mas todos eles!
Para conseguirmos pagar em dia o aluguel de um imóvel onde temos, por exemplo, nosso estúdio de artes, é preciso ter clientes, não um ou dois, mais muitos. É necessário ser pontual, competente, ter simpatia, educação, profissionalismo, entre outros...
Quando não conseguimos por algum motivo ver nosso cliente como a pessoa mais importante para o nosso negócio, algo está errado. 
Quando não conseguimos separar, por exemplo, o namoro da vida profissional, aí a coisa desanda mesmo e os clientes percebem, comentam, isso vaza, as fofoquinhas surgem e... poder ser que lá na frente algo dê errado.
Para estar lado a lado com os bons profissionais que já estão firmes há muito no mercado de trabalho, será de alta relevância ter foco, sacrificar-se pelo bom resultado e pela realização do sonho, empenho é fundamental, pontualidade na entrega dos trabalhos (no meu caso os desenhos) e respeito pelo cliente!
Se nada disso for levado em conta o negócio afunda, infelizmente!
Amigos desenhistas, tenho recebido muitos e-mails, onde cerca de 50%  das pessoas que me mandam, me perguntam como levar a diante o negócio (neste caso a profissão de desenhista), outros querem saber como não atrasar na entrega dos desenhos, já que alguns trabalham paralelamente em mais de um desenho, mas o que mais tenho notado nestes e-mails, é a reclamação de alguns colegas sobre a insatisfação dos clientes ou porque houve atraso na entrega ou porque o cliente não gostou da arte encomendada.
Comigo mesma aconteceu outro dia um fato curioso, entrei no estúdio "X" de "fulano de tal"... a pessoa está começando um negócio agora, investindo com vontade, é bom no que faz, mas é amador demais, quando percebi que não estava sendo bem tratada como cliente, não me senti satisfeita e saí de lá, dei uma desculpa esfarrapada e não pisarei lá nunca mais! E, também, não recomendarei aos meus amigos e conhecidos, aquele lugar... se eu não me senti bem tratada como cliente, com certeza não quero que as pessoas  passem pelo mesmo (falta de profissionalismo, amadorismo).
Gente, é por isso que ao montar um negócio, a prioridade é fazer o que se gosta com amor e ganhar dinheiro! Para isso é preciso que sigamos cinco regrinhas básicas, responsabilidade, honestidade, boa educação, competência e foco. De cada uma dessas regras nascerão outras  também importantes.
Fica aí a dica para os amantes da arte em geral, que querem se aventurar a ter seu próprio negócio, não sejam amadores! Não podemos pensar que não precisamos desse ou daquele cliente. Ah, devemos tratar muito bem a todos (até mesmo  os muito exigentes, que ficam na nossa cola exigindo coisas, antes mesmo do prazo de entrega do trabalho). Se você deixa a desejar no que faz e "pisa na bola" seu ex-cliente pode queimar o teu filme, reclamar de você, falar mal... e aí se o mesmo tiver razão (mesmo não tendo) e tiver muitos amigos... 
Já ouviram falar que: "o cliente sempre tem razão?" Pois é.

Abraços a todos.

Letícia Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário