segunda-feira, 26 de maio de 2014

Quer treinar texturas?


Amigos, olhem bem os detalhes ricos e cheios de nuances. Na imagem acima podemos nos divertir com os cílios, pele, olhos... Ótimo para quem quer treinar texturas, ficar fera no desenho realístico. Nada melhor do que pegar áreas consideradas difíceis.
Se o desenhista for paciente e caprichoso, o resultado será maravilhoso!

Dentes, lábios, pele, pelinhos, luz, marcas, ruguinhas, pintas, etc. Vamos abusar das oportunidades, texturizando cada pedacinho com vontade! Divirtam-se!!!
Tudo isso parece muito simples, mas é ótimo para manter o artista ainda mais atento, afiado mesmo! E quanto mais nos fixarmos nos detalhes mínimos de cada textura, cada desenho novo será uma surpresa agradável à parte.

Letícia Gonçalves

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Arte na ponta da caneta - Fantásticos desenhos realísticos!


O nome dele é Juan Francisco Casas, o incrível desenhista! Gente, esse artista faz desenhos fantásticos na ponta da caneta. Vivo dizendo que toda expressão artística merece observação, vamos conferir?


Se fosse feito a lápis de grafite eu daria nota dez aos pretinhos absolutos, mas vamos então dizer que ele trabalhou bem no tom de azul mais intenso, como no trabalho acima.
Observem a perfeição com que o artista executa seus trabalhos, o alto grau de realismo. Notem que está tudo nos devidos lugares, luz, ausência de luz...

O desenho acima nos dá maiores detalhes sobre a genialidade de Juan Francisco Casas, visualizem a textura de cabelo, que fantástico! As mãos da modelo, parece até uma "fotografaria", não é mesmo, pessoal? Não mesmo! trata-se do mais puro e, na minha modesta opinião de artista, de obras, cujo grau de realismo é altíssimo. Parabéns para o artista!
Excelente observação a todos, divirtam-se e busquem outras formas de retratar a arte de vocês!

Letícia Gonçalves.




segunda-feira, 5 de maio de 2014

Os detalhes fazem toda a diferença quando o assunto é desenho realista!


Reparem na sombra e no efeito de luz que a fotografia oferece. As texturas de pele, cabelo, a falta de luz , enfim...
Os pretos absolutos, os tons de cinza, tudo uma maravilha! Quem gosta de arte e adora desenhar nu artístico, estas fotografias onde o corpo aparece banhado de sombras e efeitos de iluminação, é um prato cheio.
Apontem os lápis e preparem-se para as gradações, neste original, por exemplo, vamos do H ao 5B.

Olhem só, meus amigos, quem gosta de treinar é só pegar um desses aqui... Muito reflexo, tudo isso faz toda a diferença, lembram que falei dos detalhes, então?
Não observar a imagem, mas as texturas, esse é o segredo. Ter paciência, usar lápis adequados, folhas próprias... na minha opinião o Fabriano 121L para este  trabalho é perfeito! Apesar de eu não curtir muito, prefiro a Canson Mi -Teintes.
Claro que esta foto para transformar-se num desenho hiper realista, dará certo trabalho, um grau de dificuldade alto para os novatos, mas ao final, se o resultado for baseado na dedicação, paciência e ponta bem fininha, valerá a pena.
 Na fotografia acima, as cores convidam, muita luz, ruguinhas, fios de cabelos brancos, textura de tecido, etc. Para exercitar e melhorar a cada desenho a performance, este tipo de trabalho é o melhor, pois oferece aos "loucos" pelos traços bem  detalhados um verdadeiro "banquete", isto é, uma riqueza de detalhes e, se bem executado, a oportunidade do desenhista ficar fera no desenho!

Aos aficionados pelo desenho, esta aqui é uma das atrizes mais desenhadas. Traços perfeitos, texturas interessantes, sem contar que ela é linda! Quem não quer retratar a beleza?
Os detalhes são o segredo de qualquer desenho bem feito, para os leigos nem tanto, mas para os quem tem certo conhecimento nesta área, detalhe é tudo.
No original acima, temos preto absoluto, branco, luz e sombra, a textura de pelos e fios de cabelo, de pele, lábios... divirtam-se!

Letícia Gonçalves