sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Profissionalismo X Amadorismo.



Profissionalismo é algo fundamental para que se mantenha o bom nível na sua empresa e os clientes. Não os melhores e os que pagam mais  e em dia, mas todos eles!
Para conseguirmos pagar em dia o aluguel de um imóvel onde temos, por exemplo, nosso estúdio de artes, é preciso ter clientes, não um ou dois, mais muitos. É necessário ser pontual, competente, ter simpatia, educação, profissionalismo, entre outros...
Quando não conseguimos por algum motivo ver nosso cliente como a pessoa mais importante para o nosso negócio, algo está errado. 
Quando não conseguimos separar, por exemplo, o namoro da vida profissional, aí a coisa desanda mesmo e os clientes percebem, comentam, isso vaza, as fofoquinhas surgem e... poder ser que lá na frente algo dê errado.
Para estar lado a lado com os bons profissionais que já estão firmes há muito no mercado de trabalho, será de alta relevância ter foco, sacrificar-se pelo bom resultado e pela realização do sonho, empenho é fundamental, pontualidade na entrega dos trabalhos (no meu caso os desenhos) e respeito pelo cliente!
Se nada disso for levado em conta o negócio afunda, infelizmente!
Amigos desenhistas, tenho recebido muitos e-mails, onde cerca de 50%  das pessoas que me mandam, me perguntam como levar a diante o negócio (neste caso a profissão de desenhista), outros querem saber como não atrasar na entrega dos desenhos, já que alguns trabalham paralelamente em mais de um desenho, mas o que mais tenho notado nestes e-mails, é a reclamação de alguns colegas sobre a insatisfação dos clientes ou porque houve atraso na entrega ou porque o cliente não gostou da arte encomendada.
Comigo mesma aconteceu outro dia um fato curioso, entrei no estúdio "X" de "fulano de tal"... a pessoa está começando um negócio agora, investindo com vontade, é bom no que faz, mas é amador demais, quando percebi que não estava sendo bem tratada como cliente, não me senti satisfeita e saí de lá, dei uma desculpa esfarrapada e não pisarei lá nunca mais! E, também, não recomendarei aos meus amigos e conhecidos, aquele lugar... se eu não me senti bem tratada como cliente, com certeza não quero que as pessoas  passem pelo mesmo (falta de profissionalismo, amadorismo).
Gente, é por isso que ao montar um negócio, a prioridade é fazer o que se gosta com amor e ganhar dinheiro! Para isso é preciso que sigamos cinco regrinhas básicas, responsabilidade, honestidade, boa educação, competência e foco. De cada uma dessas regras nascerão outras  também importantes.
Fica aí a dica para os amantes da arte em geral, que querem se aventurar a ter seu próprio negócio, não sejam amadores! Não podemos pensar que não precisamos desse ou daquele cliente. Ah, devemos tratar muito bem a todos (até mesmo  os muito exigentes, que ficam na nossa cola exigindo coisas, antes mesmo do prazo de entrega do trabalho). Se você deixa a desejar no que faz e "pisa na bola" seu ex-cliente pode queimar o teu filme, reclamar de você, falar mal... e aí se o mesmo tiver razão (mesmo não tendo) e tiver muitos amigos... 
Já ouviram falar que: "o cliente sempre tem razão?" Pois é.

Abraços a todos.

Letícia Gonçalves.

sábado, 15 de novembro de 2014

Desenhando Elvis Presley - Passo 03


Do preto absoluto ao tom mais claro, vamos testando nossa capacidade ainda mais. 
A textura dos cabelos está sendo o meu maior desafio, por causa da luz  contrastando com a sombra, os fios muito bem penteados... vamos lembrar que na época do Elvis Presley, ele e muitos outros rapazes usavam brilhantina. É tipo o gel que se usa hoje, claro que muito mais evoluído! Então, este desafio está muito gostoso, pois adoro me testar.

Observem que na área dos olhos já corrigi a diferença de tons e a cada passo, vamos tentando nos aproximar mais do original. 
Para quem adora desenho realístico fica aí a dica, a graduação das texturas, isto é, o sombreamento adequado a cada região do desenho deve ser o máximo possível fiel ao que se copia e lembrando que este trabalho é o de levar para o lápis de grafite a realidade da fotografia, buscando ser o mais fiel possível, respeitando as dimensões e as texturas.

Amigos, eu sempre digo que a borracha é para mim uma ferramenta para dar efeito de luz e não um corretivo, a borracha estraga a superfície delicada do papel, por isso é sempre bom lembrar que durante o aprendizado o aluno deve prestar atenção e a cada desenho realizado usar o mínimo possível a borracha (apenas para dar efeitos como já disse alhures).
A diferença na fotografia fica por conta da minha máquina fotográfica, que capta a luz do dia ou a luz artificial (elétrica) de formas diferentes e por ser digital ela às vezes, dá certas colorações (sépia) na imagem digitalizada. Neste caso eu sempre cuido das fotos dos meus desenhos no Photoshop para corrigir essas distorções e por isso vemos tantos tons num mesmo trabalho, ok?

Abraços e sucesso para todos os artistas com seus desenhos!

Letícia Gonçalves.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

COMO COLOCAR TÉCNICA E ALMA NO REALISMO? - (passo a passo do desenho do Elvis)


Outro dia uma moça me perguntou se é possível colocar num mesmo trabalho artístico (no caso num desenho a lápis de grafite sobre folha de papel) a nossa essência artística e utilizar da técnica aprendida nas escolas de arte em desenho ao mesmo tempo. Respondi para ela que sim e que uma coisa não acontece sem a outra. Mas ela disse-me ainda que não conseguia colocar nos desenhos que faz nada além do que aprendeu  em sala de aula e que não consegue, deixar seu "toque" pessoal...(discordei).
Gente, na minha modesta opinião qualquer trabalho artístico mesmo com toda técnica aplicada, terá nele impressa a alma do artista que o executou, sem sombra de dúvidas! Uma coisa não exclui a outra e é por isso que podemos distinguir só de olhar, por exemplo, um quadro de Van Gogh do de Picasso (para os entendidos e apreciadores) entenderam? As técnicas podem até ser diferentes (cada um com a sua),  mas é a característica (essência própria) de cada artista que dá vida ao que eles fazem, oK?


Observemos agora o passo a passo do desenho realístico do Elvis, que a passos de formiga (risos), estou fazendo.
Notem que há várias áreas do desenho que ainda precisarão de retoques, como por exemplo, os olhos. Um deles está desigual, ainda preciso igualar os tons e isso pessoal, vai acontecendo de acordo com a execução do mesmo, cada um faz de um jeito, eu faço assim volto sempre meu olhar para "o todo" e vejo o que pode ser melhorado e aproximado do original o máximo possível.

Abraços.

Letícia Gonçalves