quinta-feira, 7 de maio de 2015

Textura de cabelo, o charme dos desenhos realistas - II


Amigos e amantes do desenho realista, tenho postado só antiguidade! Rsrsrs... mas calma, é por um bom motivo!
Estou sem tempo para os desenhos, mas é temporário, um intervalo para outras prioridades em minha vida. Mas não poderia deixar de atender a um pedido muito especial, da minha querida Michelle R. Moraes, que me pediu por e-mail para lhe explicar como conseguir ótimas texturas de cabelos.


Fazer cabelo é um desafio, principalmente quando estamos na fase inicial de aprendizado, seja  nas pinturas a óleo sobre tela ou a lápis de grafite (sobre papel)... até nas esculturas, por exemplo, em madeira podemos notar certos detalhes dos cabelos e isso é imprescindível e sabem por que? Porque os cabelos são a moldura do rosto. Então o que vamos dizer dos carecas? Não se assustem, mas também fazemos desenhos realistas de pessoas sem nenhum fio de cabelo na cabeça... devemos ser fiéis ao modelo original (eu trabalho com fotos).

Em qualquer técnica de desenho devemos executar os detalhes o melhor que pudermos, por isso deixo aqui alguns fragmentos de trabalhos antigos meus, onde será possível ver os fios, os detalhes, as texturas, diferentes tons de cinza, o brilho, etc...
É sempre bom lembrar que borracha nos trabalhos realistas só serve para dar efeito (efeito de brilho), nunca para ficar desmanchando o trabalho, pois a folha é delicada e esta ação pode danifica-la.


Ninguém acerta de primeira! É preciso treino, atenção, dedicação e uma pitada de talento... o resto o tempo e a perícia vai nos mostrando a cada novo desenho.
Costumo dizer que, a cada novo trabalho, mais apura-se a técnica e melhora-se nos detalhes, lembrando que desenho  realístico é feito por observação de detalhes (olho atento nas rugas de expressão, nos fios de cabelo desalinhados, nas cicatrizes, etc.) e muita precisão, treino e vontade de desenhar bem a cada passo. 
Espero ter auxiliado você, Michelle e os meus amigos desenhistas iniciantes. 
Desejo poder finalizar alguns trabalhos meus para futuramente posta-los, também as futuras encomendas, assim que der.
Abraços a todos!

Letícia Gonçalves.