quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Melancolia




Neste trabalho que foi realizado em 2008, usei o papel Fabriano-121L, lápis koh-I-Noor H, HB, 2B, entre outros. 
Acredito que demorei neste desenho uns dois a três dias, é claro, com intervalos significativos. 
O desenho é para mim uma brincadeira gostosa e mesmo não tendo acertado em cheio neste, resolvi posta-lo porque a expressão ou o sentimento da modelo usada, ficou preservado nesta obra.  E quanto ao exagero na textura das rugas, eu mesma não levei em conta, pois haviam alguns fatores que me atrapalharam, como por exemplo, no desenho acima ainda não dominava a arte de trabalhar sobre uma folha de papel Fabriano, como ela é muito lisa e tem uma camada fina de gesso sobre sua superfície, acredito que "pesei" a mão deixando os sulcos da pele (rugas) muito evidentes,  mas mesmo assim gostei do resultado, achei que ficou legal e para ser legal não precisa estar sempre perfeito! Basta que o artista imprima sua emoção em cada obra, buscando mostrar sua técnica, sensibilidade e visão de mundo através de sua arte.

Letícia Gonçalves.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Desenho da Angelina Jolie - Passo a passo.




Amigos do "PG", quero compartilhar com vocês mais este trabalho que gostei muito de fazer.
Angelina Jolie é sem dúvida uma das mulheres mais desenhadas e pintadas a óleo no mundo! Com esta beleza exuberante, lábios carnudos, olhos claros, enfim, traços que qualquer desenhista gostaria de "refazer" no papel ou na tela, não interessando a técnica ou o estilo utilizado. 
Acredito que continuará pelos próximos anos a ser a predileta dos artistas, iniciantes ou não.
Dizia eu antigamente no antigo blog e corroboro, que os desenhos realísticos executados pelos diversos artistas no mundo todo, nunca são iguais ao dos outros. Cada um tem um estilo seu dentro da técnica que utiliza e uma percepção  particular e muitas vezes diferente da do outro, são como os batimentos cardíacos do corpo humano, a pressão sanguínea, etc. Cada um de nós reage fisicamente de um jeito, cada ser humano é um indivíduo único, vê e sente de  forma própria, portanto nas artes também se mostrarão únicos em seu estilo. Convenhamos que um desenho ou estilo pode até parecer com o de outro artista, mas é preciso salientar que ninguém traz a digital do outro em si por mais que deseje!
Os desenhos podem ser apreciados cada qual de acordo com a alma do seu artista dentro ou fora do realismo, seja na pintura a óleo, por exemplo, ou na escultura, na xilografia (xilogravura), etc. 
Então, cada trabalho deve ser analisado também sob o prisma particular de cada observador, isto é, o que pode não agradar a uns pode agradar a muitos outros.

Divirtam-se e curtam o passo a passo da realização deste  trabalho  que foi executado em 2009.

Beijocas carinhosas!

Letícia Gonçalves









QUERO UM HARAS



Antônio Abujamra no Planeta Grafite - A arte de manchar e inovar!



segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Texturas



Desenhar sobre folha de papel com lápis de grafite é uma arte. Principalmente quando usamos técnicas para manchar com precisão. 
As texturas devem ser executadas nos mínimos detalhes e sem pressa. Lápis e ponta fina como me esninou Nelves, o mago do desenho realístico. E como há anos venho falando no antigo blog. 
É bom ter um ótimo ambiente para se fazer as texturas, deve ser bem iluminado e confortável e  devemos ter o original (foto) que queremos copiar em mãos, pois neste caso, nossos trabalhos são realizados a partir dos originais.
Não se preocupem meus caros amigos com a perfeição, pois esta só vem com muito treino e dedicação.







Gandhi desenhado a lápis de grafite azul

 

Mahatma Gandhi

Os desenhos me encantam desde a infância, mas foi na idade adulta  que tive coragem de adquirir técnica, através dos cursos. No meu caso meu primeiro curso de desenho foi online, onde aprendi técnicas para a execução de desenhos realísticos

Lápis de grafite sobre folha de papel




Nada melhor do que retornar em grande estilo, postando desenhos de homens poderosos, mas deixemos a política de lado e vamos a observação dos traços e das texturas, que é o que interessa aos amantes do desenho e do realismo.