domingo, 29 de dezembro de 2013

Desenho antigo II



É sempre bom "relembrar" os desenhos antigos, ainda mais quando não temos nada de novo para postar! KKKK!
Mas olhando os trabalhos do passado posso notar os traços delicados, quase inexpressivos, coisa de iniciante mesmo. Observem que a assinatura ainda era simples, feiosa, sem "bordados" e "fru-frus".
Esta mulher é uma atriz, infelizmente não consegui o nome dela. Gostei da foto em preto e branco e precisava começar de alguma forma, tanto é que a textura dos cabelos me deu o maior trabalho na época...
Lembro-me que marquei a folha com a lapiseira a ponto dela ficar deformada! Bom, mas está aí eu adorei, foi o meu início e pronto! A folha é A4 Canson Mi-Teintes, usei o lápis Estaedtler H e HB. Com certeza gastei umas 24 horas (com intervalos). 
Um abraço a todos os amantes do desenho.
 

Desejo a todos um 2014 cheio de energias positivas! 
Sigamos em frente com os pés no chão e fé em Deus.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Kristen Stewart II. Como foi feito o passo a passo.



Acho muito interessante mostrar o passo a passo dos trabalhos, embora sejam antigos. E por que? Porque muitas pessoas gostam de saber como o artista executa o trabalho ou como cada um faz e utiliza das técnicas disponíveis, lembrando que cada um tem um jeito  próprio de manchar, pintar, esculpir, etc.
A atriz e modelo Kristen Stewart, que estrelou na saga Crepúsculo, é muito querida pelos fãs, muito comentada e muitos desenhistas gostam de desenhar rostos famosos, expressivos e belos. Comigo não foi diferente, por isso na época em que fiz este trabalho, me aproveitei do sucesso da atriz e modelo (em alta na época).
Como podem ver, o resultado ficou suave e delicado... As texturas de pele e de cabelo na minha modesta opinião ficaram bacanas, claro que sempre podemos fazer melhor.

Espero que gostem, abraços!


O material  utilizado para este desenho foi folha Canson Mi-Teintes (A4). Lápis H e HB Estaedtler. Lapiseiras 0.3mm e 0.5mm. Borracha da Staedtler (borracha de alta qualidade).




Uma dica legal àqueles que estão iniciando na arte do desenho, é não usar a borracha para apagar e sim para criar efeitos; clarear, fazer mechas nos cabelos, etc. 
O uso indiscriminado da borracha nas folhas especialmente criadas para desenhos (importadas e próprias para desenho a lápis de grafite), pode danificá-las. 
Não uso borracha para apagar defeitos porque não erro nesse quesito. É muito importante o desenhista traçar a meta passo a passo, com calma e capricho, pois um trabalho sem manchas indesejáveis, sem sujeirinhas e rasgos, depende unicamente do talento e da perícia de quem o executa.






domingo, 1 de dezembro de 2013

The Rolling Stones II - Passo a passo.



Olá amigos! 
Eu posto o passo a passo de alguns de meus trabalhos porque acho interessante mostrar como tudo vai acontecendo, também é uma forma de o "curioso" ver como é meu trabalho.
Infelizmente não encontrei nos meus arquivos, todas as fotografias que tirei do passo a passo, só encontrei essas, mas já dá para saber que cada modelo (neste caso pessoa) tem uma característica e é sempre bom lembrar que trabalho me guiando pelo original (a foto). Marco no papel o que vou desenhar, com as dimensões exatas e vou manchando...


Executei esse trabalho em folha Fabriano 121L, não é das minhas preferidas, apesar de ser cara, ter uma fina cobertura de gesso e ser muito lisa. Prefiro a Canson! 
Para que tenha uma exata noção do tamanho desse trabalho eu usei a metade exata de uma folha tamanho A2.


Usei lápis Koh-I-Noor, lapiseira 03 e 05 mm. Lápis H, HB e 2B (são as graduações do grafite no lápis).
E como você pôde perceber não texturizei as roupas, achei que o efeito ficaria legal.
O desenho acaba sendo personalizado, ou seja, fica com a alma de quem o executa. No meu caso, por exemplo, não tem como não deixar em cada trabalho que faço minha marca, isso seria como "apagar" as minhas digitais!
Quem quiser ver como ficou esse trabalho finalizado é só clicar aqui.

Abraços a todos!