Reparem na sombra e no efeito de luz que a fotografia oferece. As texturas de pele, cabelo, a falta de luz , enfim...
Os pretos absolutos, os tons de cinza, tudo uma maravilha! Quem gosta de arte e adora desenhar nu artístico, estas fotografias onde o corpo aparece banhado de sombras e efeitos de iluminação, é um prato cheio.
Apontem os lápis e preparem-se para as gradações, neste original, por exemplo, vamos do H ao 5B.
Olhem só, meus amigos, quem gosta de treinar é só pegar um desses aqui... Muito reflexo, tudo isso faz toda a diferença, lembram que falei dos detalhes, então?
Não observar a imagem, mas as texturas, esse é o segredo. Ter paciência, usar lápis adequados, folhas próprias... na minha opinião o Fabriano 121L para este trabalho é perfeito! Apesar de eu não curtir muito, prefiro a Canson Mi -Teintes.
Claro que esta foto para transformar-se num desenho hiper realista, dará certo trabalho, um grau de dificuldade alto para os novatos, mas ao final, se o resultado for baseado na dedicação, paciência e ponta bem fininha, valerá a pena.
Na fotografia acima, as cores convidam, muita luz, ruguinhas, fios de cabelos brancos, textura de tecido, etc. Para exercitar e melhorar a cada desenho a performance, este tipo de trabalho é o melhor, pois oferece aos "loucos" pelos traços bem detalhados um verdadeiro "banquete", isto é, uma riqueza de detalhes e, se bem executado, a oportunidade do desenhista ficar fera no desenho!
Aos aficionados pelo desenho, esta aqui é uma das atrizes mais desenhadas. Traços perfeitos, texturas interessantes, sem contar que ela é linda! Quem não quer retratar a beleza?
Os detalhes são o segredo de qualquer desenho bem feito, para os leigos nem tanto, mas para os quem tem certo conhecimento nesta área, detalhe é tudo.
No original acima, temos preto absoluto, branco, luz e sombra, a textura de pelos e fios de cabelo, de pele, lábios... divirtam-se!
Letícia Gonçalves